Alandroal

O Alandroal foi fundado em 1298 por D. Lourenço Afonso, Mestre de Avis, e, em 1486, recebeu foral. Nas terras deste concelho crescem aloendros, ou alandros, cuja madeira é usada no artesanato local, e daí a origem do topónimo.

Santiago Maior é uma freguesia do concelho do Alandroal, distrito de Évora e região do Alentejo. Desta freguesia fazem parte várias povoações, a Aldeia dos Marmelos, a Aldeia das Pias, a Aldeia da Venda, Orvalhos, Cabeça de Carneiro, Seixo e Casas Novas de Mares. Para conhecer bem esta freguesia, que se dispersa em vários pequenos aglomerados, não há nada melhor que o Percurso da Pedra Alçada. Este percurso leva-nos numa viagem até à pré-história e pelo património arquitetónico e cultural do concelho.

Na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios em Santiago Maior fomos encontrar um relógio de Sol vertical em mármore, com numeração árabe e gnómon em ferro, sem data.

Estas duas imagens foram tiradas do blog “O Melhor Alentejo do Mundo”. Não conseguimos saber onde se encontram estes Relógios de Sol. Foi-nos dito que estariam no Concelho do Alandroal por isso as mostramos aqui. Se alguém tiver conhecimento delas agradecíamos que nos informasse.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy