Para seres um guerreiro nas fileiras do Universo necessitas de dois atributos muito especiais: – Paciência e Tempo
Emília Pires

“Mirandela, Mirandela,
Mira-a bem, ficarás nela.

Quem Mirandela mirou,
Em Mirandela ficou.”

Em pleno coração de Trás-os-Montes, no distrito de Bragança, Mirandela, freguesia da sede de concelho com o mesmo nome, está situada em terrenos semiplanos e vales alargados.
Do seu nome crê-se que poderá derivar de Miranda a que se acrescentou o diminutivo ela tendo sido D. Dinis que assim a batizou.

No lugar de Abreiro encontra-se um cruzeiro cuja construção será provavelmente do sec. XVIII, de estilo barroco, onde se venera a imagem do Senhor dos Aflitos e da Senhora da Piedade. Localizado no capitel de um pilar do cruzeiro podemos ver um relógio de sol do tipo vertical meridional.

Na aldeia de Suçães, existe um relógio de Sol em cantaria que se localiza sobre a empena, no extremo direito da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, datado de 1809.

Na cidade de Mirandela podem ver-se três exemplares de relógios de Sol do tipo vertical meridional.

No Lugar de Miradeses, no Museu Paroquial da Pedra, localizado na freguesia de Vale de Salgueiro, existem dois relógios de Sol do tipo vertical meridional.

O relógio de Sol existente na aldeia de Vila Boa é do tipo vertical meridional, está datado de 1817 e localiza-se na capela de Santo António.

Na freguesia de Cedães, mais propriamente no lugar de Vale do Lobo, pode ver-se um relógio de Sol do tipo vertical meridional, na capela de Nossa Senhora do Rosário.

This website uses cookies to improve your experience. Cookie Policy